quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Sônia e Anielle: o futuro é ancestral

Sonia Guajajara

Quero muito falar dos mapas de Sonia Guajajara e de Anielle Franco, duas mulheres de luta com longa experiência nos seus campos de representatividade e que hoje ocupam os Ministérios dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial.

Ontem comentei que ambas tem Marte em Gêmeos, numa coincidência intrigante com o céu do momento em que tomaram posse como ministras.

Mas queria apontar outros traços em relação ao mapa do Brasil e que se conectam a essa noção de que o futuro é ancestral, ou seja, a continuidade do país depende da nossa reconciliação com as nossas origens - indígena e negra.

Sobrepondo o mapa de Sonia sobre o do Brasil, encontramos o Quíron de Sonia sobre o Quíron do Brasil. Este é um ponto de reparações históricas nos mapas dos países e essa coincidência de posicionamentos parece simbolizar que a reparação que Sonia busca hoje para os povos indígenas que ela representa é também uma reparação na história nacional já que Quíron é o curador capaz de superar as fragmentações que adoecem a psique coletiva. Também há o Marte em Gêmeos de Sonia se comunicando com a Lua do mapa do Brasil, de Casa 4, reforçando o resgate da ancestralidade brasileira e apontando que a luta individual de Sonia repercute na unificação do povo (Lua C4).

sonia guajajara

Já o mapa de Anielle sobreposto ao do Brasil é ainda mais impressionante, ela tem Sol e Nodo Norte conjuntos sobre o Saturno do Brasil e sua missão de vida é participar de uma construção coletiva que dá fundamento ao crescimento do país. Existe a tendência dela ser uma comunicadora ou porta-voz importante nessa construção. Anielle também tem Marte em Gêmeos e seu Quíron Natal conversa com a Lua de C4, mais uma vez trazendo o resgate da ancestralidade brasileira como elemento de cura na sua história pessoal, que repercute na unificação do coletivo.

anielle franco

Ao ver Sonia e Anielle juntas não dá pra não notar a dignidade da postura, da estética, da cosmovisão e da ancestralidade que cada uma representa.

Que Marte em Gêmeos traga bons ventos às duas ministras. Evoé!

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário