quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Estudo: Eclipse e surto psicótico

eclipse psicose


Algumas pessoas me perguntaram sobre o impacto do eclipse em perturbações na saúde mental (estresse crônico, despersonalização, desrealização e afins) e minha impressão é de que para certos perfis os eclipses deflagram sim processos muito intensos e desintegradores.

Aqui no Brasil esse argumento ainda é crendice popular, mas coincide com alguns relatos e casos que acompanhei e que precisaram de intervenção - medicação imediata. Alguns colegas também tem essa sensação, mas ninguém sustenta isso abertamente.

Na astrologia, há um pouco mais de literatura fazendo essas mesmas correspondências. Quem explorou bastante os eclipses em seus estudos de aplicação psicológica foi Dane Rudhyar, que tem um entendimento interessante sobre os efeitos do eclipse:

"... os eclipses lunares constituem desafios à integração pessoal. A Terra é puxada pelo Sol e pela Lua em direções exatamente opostas: isso pode significar desintegração - ou, assim como a Lua ressurge da aparência espectral que tem quando está eclipsada - um novo ajustamento à vida, uma nova qualidade de integração da personalidade com o ambiente."

Esse entendimento tem um pequeno eco na academia, há algumas tímidas publicações nesse sentido. Compartilho aqui um artigo que localizei no PubMed, que não prova nada mas corrobora essa linha de observação. Pelo estudo, existe um considerável aumento espontâneo da prolactina em pacientes durante os períodos de eclipse - hormônio associado aos quadros de maior desequilíbrio.

Esse estudo da imagem é dos anos 1980, para quem quiser ler aqui o link:

Encontrei um outro paper mais recente, de 2018, numa outra plataforma mais livre mas que reitera o achado de aumento significativo da prolactina em pacientes durante o eclipse - e, portanto, de eventos desintegradores. Aqui o link também:

Nesse segundo estudo, há menção sobre os resultados serem diferentes em áreas em que o eclipse foi totalmente visível e outras áreas em que não foi visível, ou seja, a área de sombra impactou nos resultados.

Tá aí uma linha de pesquisa bem bacana, tomara que num futuro próximo a gente consiga aproximar a astrologia da ciência e mais curiosos se aventurem por aí.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário