quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Eclipse no eixo Escorpião-Touro


Eclipse sombra
Um eclipse para chamar de seu.

No próximo dia 19/Nov, durante a madrugada da 5a. para a 6a. feira - aproximadamente das 03h às 06h da manhã, teremos o alinhamento semestral Sol-Terra-Lua num eclipse lunar que fecha uma grande quadratura nos signos fixos pelo céu.

O eclipse lunar acontece sempre na lua cheia e desta vez se dá no eixo Escorpião-Touro ativando temas emocionais bastante sensíveis que tem como pano de fundo as mágoas, o apego ao sofrimento e a recusa em fazer reparações. Difícil.

Escorpião é um signo regido por Marte e é um padrão que tem muito forte o impulso pela sobrevivência que se opera pela fixação a uma idealização que vai norteando a pessoa e suas escolhas de maneira passional. Em Escorpião encontramos uma persistência acima do normal, o hiperfoco, o mergulho intenso num determinado aspecto que a pessoa nunca se cansa de dele - e não percebe o momento em que aquilo não faz mais sentido. De persistência, podemos passar para uma obsessão e as negativas da vida são entendidas como desafios intermináveis que temos que superar - e assim vamos nos entretendo com problemas um atrás do outro que até podemos resolver muito bem mas que no fundo nos aprisionam a uma situação que já não oferece mais nada. Uma situação de morte que pode estar nos consumindo vivas.

Em Escorpião encontramos a água parada, a má-água das mágoas antigas e do que eu não admito que foi como foi, não reconheço a impossibilidade nem a impotência e me engano acreditando que só "mais uma vez" e vai dar certo.

No fim, ficamos presas por anos em situações que já estão mortas, num ciclo vicioso que consome toda nossa energia e tempo e não permite que a gente vivencie outros chamados da vida.

No polo oposto, a Lua vai estar em Touro e desse lugar consegue iluminar a sombra de Escorpião que são os apegos ao sofrimento, a teimosia que nos faz insistir por orgulho ao invés de reconhecer que algo terminou. Por ser um eclipse, esse período de sombra projetada na Terra tem seu efeito em nós, assim na terra como no céu, ampliando a atividade inconsciente e conteúdos que antes estavam reprimidos - pela nossa censura racional - conseguem escapar e se revelar.

E tem mais um detalhe: Urano participa desse alinhamento preparando o terreno desde hoje e intensificando o desejo de libertação desses apegos destrutivos. Em Touro, esse planeta vai te mostrar que você não aguenta mais isso, seu corpo (elemento terra) não aguenta mais que você faça isso porque, no fundo, você está sendo perversa consigo mesma. Urano é uma força extremamente criativa da psique e confere uma ousadia para trilharmos caminhos completamente desconhecidos. Numa analogia, Urano favorece as janelas de neuroplasticidade pois esse é o planeta que atua no Sistema Nervoso, nas sinapses e impulsos elétricos do corpo.

Temos aqui uma combinação fortíssima para mudanças definitivas e reconfiguração de hábitos prejudiciais - vícios, compulsões e dependências de toda ordem. Depender emocionalmente de relações tóxicas também entra aí.

Então, meus amores, programem-se para aproveitar esse fluxo maravilhoso que o céu nos promete. Já estamos nessa vibração mas o ponto alto será durante o eclipse.

Se puder, acompanhe intencionalmente esse movimento sintonizando com o momento do eclipse. 
Mentalize o que você deseja se desligar de uma vez por todas, visualize como seria sua vida sem esse aspecto aprisionador, intencione esse novo cenário pra você e observe que ideias se apresentam enquanto você faz isso - é seu ser interno te mostrando como esse mecanismo de apego e dependência se estabeleceu em você, assim você não precisará mais voltar por esse caminho.

A vida pode ser pura magia, liberte-se.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário