quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Kali: morte e integridade

kali

O que você sente quando olha para essa imagem?

Esta é Kali, a divindade hindu que é feminina, escura e furiosa. Depois de vários dias combatendo os demônios, a deusa Durga toma a forma de Kali e é com essa forma e atributos que a deusa consegue vencer os inimigos.

Este é um mito muito impactante pois sugere que há conflitos que não vencemos por meio da nossa face mais luminosa ou mais desenvolvida. Kali é uma deusa diferente que reúne os atributos proibidos à mulher - a raiva, a agressividade, a sexualidade, o instinto, a força física, o comportamento primitivo. A mulher que manifesta esses atributos será certamente julgada como... louca!

Kali é a representação desse estágio de consciência instintivo e brutal, que é pura força de sobrevivência. É a divindade que reconhece o valor da intuição capaz de nos preservar dos perigos, mantendo-nos fiéis ao essencial (seu colar de ossos e crânios) e destruindo o que nos afasta dessa integridade.
 
Mas essa é uma força que não está o tempo todo disponível pra gente acessar, ela vem das profundezas, da escuridão e das sombras. Para experimentá-la nossa face dominante tem de estar reduzida para dar passagem a emoções mais viscerais e antigas. Às vezes nem nos reconhecemos nesse processo, é comum depois de passar pela experiência a gente dizer "não sei onde estava com a cabeça". Pois é, a cabeça, o consciente, o dominante, essa sua parte não deu conta e quem precisou chegar foi ela, Kali, para você perceber que seu limite tinha sido ultrapassado e que a partir dali você estaria correndo perigo - o risco de se descaracterizar, de deixar de ser você.

A morte e destruição associadas à Kali são os difíceis desapegos de tudo aquilo que nos põe em risco e as transformações que vem depois de escolhas definitivas. Experimentar a força de Kali é permitir que a morte aconteça para poder prosseguir viva.

Hoje é seu dia, na Lua Nova de Escorpião, quando vibra pelo ar a consciência de regeneração e o elemento água nos permite sentir e reagir. Se você, como eu, consegue sentir a força ancestral de Kali vibrando para você e precisa reagir a algo que te ameaça hoje, sintonize com ela esta noite. Seu mantra é:

Om Krim Kalikaye Namah

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

#kali #integridade #deusasescuras #morte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário