quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Lunação de Escorpião - 04/11/2021

 lua em escorpião


Uma lunação de rupturas com alcances inimagináveis e explosões de diversas ordens, podem se preparar que teremos pela frente dias impactantes de verdade. Seja no mapa da lunação, seja sobre o mapa do Brasil, a onda que chegou hoje vai dar aquele sacode geral e fazer todo mundo acordar para movimentar as coisas na força do ódio – e talvez só assim pra gente sair dessa letargia que a pandemia nos colocou.
 
Sol e Lua estão alinhados em Escorpião com um Marte domiciliado, um guerreiro intuitivo e feroz. Sobre o Mapa do Brasil, Marte está também no mesmo grau do Marte natal e isso intensifica sua ação para os assuntos brasileiros que dialoguem com a Casa 9 (poder judiciário) e com o próprio Marte em Escorpião (política, pesquisa científica e especulação financeira).

Marte é o regente da lunação e estando duplamente tensionado (quadrado por Saturno e oposto por Urano) tende mais a criar reações do que ações planejadas, mas é certeza de que essa tensão toda pode fazer grandes estruturas ruírem, até literalmente. Esta é uma configuração de rupturas, rachas insuperáveis e transformações inadiáveis.

Mas não acaba aí, esse Marte também recebe uma quadratura de Plutão em Capricórnio e tudo indica que teremos uma reordenação dos grandes poderes e reflexos no sistema financeiro-econômico já nos próximos dias, lembrando que essa configuração pode representar também violência.

Por outro lado, tudo isso pode ser utilizado com estratégia no âmbito subjetivo. Para quem está cansado de lidar com as próprias resistências, sem conseguir deixar de fazer o que sempre faz, esta lunação tem tudo para ajudar a gente a desapegar do que vem nos intoxicando lentamente: hábitos, alimentos, convivências e comportamentos tóxicos. Escorpião é o signo das águas paradas e do lodo, quando misturada essa água fica turva e adoecida mas este é um elemento regenerador e a água nunca se perde, ela evapora ou pode ser filtrada e assim recupera suas propriedades anteriores. Da mesma forma com a gente, podemos ter nos intoxicado nos últimos tempos, parando a vida, parando os movimentos, mas está na hora de reagir e recuperar essa água que já foi límpida antes.

O elemento água também nos faz atentar para o campo emocional, para os nossos sentimentos e para essa inteligência que regula uma outra forma de ser e estar no mundo. Escorpiões sabem ler as emoções, sabem o que significam e para onde podem nos levar; entendem que quando a ansiedade chega é um alerta, que a raiva é uma forma de reestabelecer limites e que às vezes só nos preservamos com um ataque furioso.
 
Você se considera conectada com as suas emoções?

Sabe reconhecer uma crise de ansiedade?
 
A maioria de nós simplesmente reage aos acontecimentos, notamos as emoções quando não podemos mais segurá-las e isso muitas vezes leva a confusão, as pessoas podem nos dizer que somos nervosas, intolerantes, exageradas, mas talvez só estamos reagindo a algo que nos faz muito mal. Escorpiões também sabem a medida da medicina e do veneno e se tem algo que poderemos aprender nestes dias é a medida do que cura e do que mata; tem amor que cura mas tem muito amor por aí que mata.

Esta é uma lunação de Casa 7 então o pano de fundo dos relacionamentos permanece neste período, chamando a atenção como expressamos nossas emoções nas convivências, se há espaço para sermos verdadeiras com nossos sentimentos e se temos acolhida nessa entrega. Em Escorpião, é possível que você perceba comportamentos abusivos de outras pessoas no seu território, ou mesmo a manipulação sutil que fazem com você estabelecendo uma narrativa que te deixa em dúvida sempre. Fiquem atentas porque esta lua vai revelar que alguém pode estar se aproveitando dessas narrativas perversas mas também que você está pronta para deixar relações que sugam sua energia, seu dinheiro e seu tempo. Algumas pessoas vão sentir que está na hora de um confronto, se for assim não se intimide mas tenha em mente que sua integridade é preciosa e que nenhuma convivência vale o seu adoecimento.

Em Escorpião, a tônica do desapego é necessária. Desapegar de uma relação, de um sentimento obsessivo ou de uma presença tóxica podem ser remédios amargos neste período que nos farão vencer dependências e fusionamentos perversos, purgando e depurando nossas emoções até a gente se regenerar em água límpida outra vez.

Especialmente para as mulheres, esta lunação promete muito esclarecimento nos temas da violência de gênero em suas várias frentes. Com Lilith em Gêmeos na Casa 2 veremos a problematização do empobrecimento sistemático das mulheres, seja pela falta de oportunidades iguais, seja pelo aprisionamento aos papéis não remunerados de cuidado, e também com a Vênus em Sagitário na Casa 8 apontando o problema da dificuldade ao ensino superior para as mulheres mães e a falta de representatividade política, sempre dificultada com a desqualificação das pautas de interesse das mulheres e com a misoginia nesse ambiente. Os temas estupro e aborto estarão novamente em discussão, como sempre nesta época, bem como o feminicídio causado por maridos e ex-companheiros.

O interessante aqui é que estes posicionamentos não só indicam os temas mas também indicam a potências das mulheres pois as casas e planetas mobilizados sugerem atitudes próprias, então há grande chance de acompanharmos ações efetivas e mobilizadas pelas próprias mulheres nesses temas. Torço muito para ver isso!

Saturno e Júpiter estão em Aquário no Meio do Céu, Saturno é o ponto focal desta grande quadraturaT e será ativado já no 10/Nov. Este posicionamento conversa com o ascendente e o Nodo Norte do mapa do país e reforça a indicação de algum evento de repercussão nacional que pode sinalizar mudanças efetivas e da ordem do inesperado. A atenção vai mesmo para a lua cheia que ativará Urano e será um eclipse, praticamente uma carta da Torre para o país – a partir do dia 17/Nov. Vamos acompanhar.

E como tudo é sincrônico e interconectado, nesta lua nova também se celebra a Deusa Kali, manifestação feminina da divindade que é capaz de vencer demônios com sua fúria e perspicácia, aplicando a força no momento certo para se proteger e preservar. Que a gente possa se inspirar nos astros e nos mitos para fazermos os movimentos certos na nossa vida hoje, resgatando nosso espaço próprio e tomando distância do que nos ameaça, intoxica ou adoece.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

#lunação #luaemescorpião #transformação

Nenhum comentário:

Postar um comentário