sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Lua Nova em Libra - 16/10/2020


Lua em Libra


A lua nova deste ciclo acontece aos 23º de Libra e em plena Casa 7, inaugurando um período para olharmos mais atentamente para a qualidade dos nossos relacionamentos amorosos e aprendermos pelo caminho do diálogo, da cordialidade e do entendimento.

Libra é um signo de ar de energia leve e amistosa que nos impulsiona às conexões e nos faz perceber a importância de construir pontes, tanto aquelas que nos ligam a outras pessoas como também as pontes que nos conectam à outra margem do rio da vida: presente e futuro, versões nossas que serão possíveis a partir do que decidimos hoje, uma antecipação mental do que podemos vir a ser e onde podemos chegar. Libra é um signo do devir.

Para construir essas pontes temos que nos experimentar nos relacionamentos pois é nesse ambiente relacional que iremos descobrir de que material nós somos feitas. Podemos supor muitas coisas a nosso próprio respeito e achar que operamos de uma determinada maneira, mas nada revela mais sobre nós do que o ambiente relacional. Nosso vínculo com o outro geralmente nos conduz a um melhoramento, podemos nos descobrir mais amáveis e tolerantes para conviver, podemos ter vontade de aprimorar nossa aparência e nos sentirmos mais atrativas, de aprendermos coisas novas e ampliarmos nossas competências, de nos especializarmos ainda mais em algum assunto e passar a contribuir mais com nossos saberes, de conhecer lugares novos e ampliarmos nossos horizontes, de tentar algo inteiramente novo para o que antes não tínhamos coragem, de irmos mais longe do que poderíamos ir sozinhas...
O que você já fez de bom por amor?

Quando nos sentimos amadas essa sensação de conexão e acolhimento nos fortalece, o amor é um alicerce poderoso para sustentar o nosso crescimento e nutrir os sonhos até que estejam prontos para se tornarem projetos reais e mostrarem o nosso real tamanho.

Mas o vínculo por si só não faz essa mágica do crescimento acontecer, é preciso haver um movimento de interação para que a conexão se estabeleça e permaneça. Inter-ação é uma palavra que pressupõe movimento, um movimento que se opera “entre” (inter) dois polos e que se manifesta em nós na postura disponível que dá lugar ao outro e o recebe. A partir daí, as interações se concretizam em gestos e em comunicações.

E que graciosa a astrologia, a lua nova se dá no terceiro decanato de Libra, que corresponde a Gêmeos, outro signo de ar que tem, por sua vez, como característica principal a capacidade de se comunicar bem tanto na oralidade como no gestual. Unindo as características de Libra e de Gêmeos, teremos pela frente um período para explorar bastante nossa capacidade de estabelecer uma boa comunicação como nossos parceiros de vida, desenvolvendo uma comunicação mais eficiente e inteligível a fim de que possamos compartilhar e, assim, aprender nas trocas e espelhamentos que as relações promovem.

Aí o mesmo céu cria alguns obstáculos nessa prova que é pra gente ir subindo de nível nos aprendizados. Achou que seria fácil, que era só falar? Nada disso! Pra quem quer crescer a vida é com emoção.

Mercúrio está retrógrado em Escorpião e isso gera em nós uma certa desconfiança com o que o outro nos diz, precisamos comprovar esse discurso para aceitá-lo. Isso é bom porque nos estimula a perceber melhor as intenções escondidas nas meias verdades, assim criamos também maturidade para interpretar melhor os discursos e também para lidar com situações em que as vontades não sejam declaradas. 

Aprender a observar os detalhes mais sutis para discernir corretamente a verdade apesar do que é dito numa relação será um grande aprendizado para este período em que Mercúrio estará retrógrado – durante quase toda a lunação. Atenção também para a sua tendência de esconder algo de si, o que será que isso significa nessa relação?

Outro obstáculo nesta prova é a oposição Sol/Lua em Libra com Marte retrógrado em Áries. Aí a coisa complica mesmo porque esse Marte reprimido quer mais é sair por aí fazendo o que bem entender sem muita disposição para ficar explicando sua vontade para o outro, quanto menos para negociar essa vontade e correr o risco de ficar na contenção. A tendência desse Marte é criar em nós alguma intolerância em relação ao ritmo ou à expressão do outro, podemos nos sentir um tanto impacientes por ter que negociar as coisas práticas da convivência.

Marte retrógrado vem nos ensinar que nem sempre é possível agir somente de acordo com a nossa vontade, se fizermos APENAS aquilo que desejamos sem levar em conta o impacto que isso pode ter para quem nos acompanha esse sentimento não é amor, é narcisismo. O outro nesse caso é só mais alguma coisa que eu consumo para me deixar feliz.

Quando há amor entre duas pessoas nos importamos com o efeito das escolhas que recai sobre o outro e isso faz com que eu tenha que repensar essas escolhas, talvez definir uma outra rota, para chegar na minha meta, na qual o outro permaneça contemplado seguindo junto comigo. E mais uma vez chegamos no aspecto geminiano do terceiro decanato, garantir a comunicação plena na relação para que tudo fique esclarecido e negociado em comum acordo. A transparência aqui será fundamental, o ascendente também está em Áries e toca Quíron nesse mesmo ponto, falar a verdade e ser honesto com o outro fará toda a diferença para se chegar a uma aliança factível de ser sustentada.

Esses dois pontos de dificuldade, Mercúrio e Marte retrógrados, vem nos ensinar a mantermos as relações equilibradas saindo da idealização (Áries – unilateral) e chegando o mais perto do possível (Libra – bilateral). 

Não é à toa que Libra é o signo que rege as negociações diplomáticas e tem como símbolo a balança que busca o equilíbrio, um ponto de equalização das vontades que mantenha as intenções e TAMBÉM preserve as relações. Também não é coincidência que as Assembleias Gerais da ONU se iniciem no final do período de Virgem e terminem no início de período de Libra, garantindo uma análise detalhada dos problemas (Virgem) e a melhor disposição para a discussão das ideias (Libra) que podem contribuir com um avanço possível, construindo pontes para o um futuro mais equilibrado – pelo menos em tese. Aqui no Brasil a corrida eleitoral começa no período libriano quando a consciência coletiva está mais aberta a receber e debater propostas políticas que contemplem os mais diversos interesses, afinal a boa política é a “arte do possível”.

Sol e Lua em Libra formam oposição com Marte em Áries e fecham um circuito tenso que se resolve na grande conjunção Júpiter/Saturno/Plutão em Capricórnio, estes últimos já retomaram o movimento direto e indicam que a atitude responsável é a mais indicada para resolver eventuais conflitos amorosos, dificuldades de comunicação e de entendimento. Nada de tentar convencer o/a parceiro/a com palavras doces de um lado e atitudes desleais de outro, a ação correta importa aqui e é com o bom exemplo que o discurso irá se comprovar.

Neste período acontece também uma sinergia interessante entre Urano em Touro C2 e Vênus em Virgem C6, ambos estão posicionados em signos de terra e em casas produtivas impactando diretamente na nossa vida financeira. Com esse posicionamento a tendência é a gente desenvolver formas inventivas com originalidade para gerar nossa própria renda, já que a pandemia modificou completamente as relações laborais e as rotinas de trabalho. Urano nos sintoniza com uma fonte criativa importante para pensarmos fora da caixa e passarmos a ver alternativas e soluções completamente novas. A Vênus em Virgem é também inventiva, criativa e de boa vontade e vem compor com Urano uma postura aberta a testar novas formas de trabalhar, ganhar dinheiro e manter sua autonomia. A dica é não temer o diferente, os modelos tradicionais de produtividade e recompensa a que estávamos acostumados não existem mais e todos teremos que nos adaptar. Isso não quer dizer que hoje não seremos recompensados pelo nosso trabalho, mas sim que as compensações acontecerão de outra forma, considere de maneira realista o que seria para você uma compensação adequada pela sua produtividade e bola pra frente.

Lilith está saindo de Áries e entrando em Touro e fortalecerá essa sinergia do elemento terra para que a gente se sinta mais corajosa a encarar desafios de trabalho dessa maneira mais original, sem perder o otimismo e sem ficar se consumindo pela incerteza dos novos modelos. Sair de um modelo onde todo o caminho já estava pensado e definido (direitos sociais, sindicatos, aposentadoria) é um retrocesso, com certeza, mas por outro lado a nova realidade já está posta e ficar contando com a sensibilidade das atuais autoridades é se iludir. Lilith está aí para nos lembrar que mesmo no deserto é possível resistir, ela está indo na direção de Urano e confirma que para novos tempos o jeito é pensar e agir de um jeito também novo. Acredite no seu valor e seja persistente.

Coletivamente, esta lunação abre um período de restrições maiores à circulação das pessoas pois Marte está retrogradando bem na cúspide da C3 do mapa do Brasil. A Lua nova acontece na C9, onde Mercúrio está retrogradando e promete escândalos e revelações de segredos políticos. Mercúrio está retrocedendo na direção de Libra e sinaliza também uma crise importante no setor judiciário. 

Durante toda a lunação Vênus estará na C8 e Netuno na C2, aumentando a possibilidade de inflação e uma desvalorização ainda maior da nossa moeda, criando perdas em larga escala que serão veementemente negadas por um discurso falso de crescimento; entre o discurso e a carteira, acredite na sua carteira. Essa situação econômica só deve se esclarecer melhor depois das eleições de 15/Nov, quando Mercúrio e Marte terminarem a retrogradação, vamos fazer a nossa parte para dessa vez eleger pessoas realmente comprometidas com o social e com propostas maduras para a administração dos problemas atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário