domingo, 17 de outubro de 2021

Impressões sobre o Navaratri 2021

navaratri

Fechando o Navaratri de 2021, essa egrégora ancestral e poderosa que mantém vivo o conhecimento da Deusa, a força feminina que mantém e conserva a criação vencendo continuamente os demônios da ignorância e da separação.

Desde que conheci essa celebração, me encantei muito. Mas vivenciar as nove noites é outra história, perceber as sutilezas de cada uma das manifestações (devis), quais delas sintonizo e quais ainda rejeito, o que cada uma evoca do lado de dentro, isso só acessei na experimentação.

Por aqui foi lindo demais acompanhar a floração das minhas gardênias exatamente na noite de Kali, mais de 30 flores abriram juntas ao mesmo tempo nessa noite que foi a que mais mexeu comigo este ano. Ainda me lembro do perfume.

Também foi importante estudar sobre o Navaratri para entender porque essa narrativa é tão disputada, até politicamente, para reduzir a Deusa a mera consorte ou metade de seus respectivos masculinos, quando Durga na verdade representa uma necessidade anterior de mantermos o aspecto feminino vivo e vigilante dentro de cada um, homens e mulheres, para que a vida seja mantida. Entender que os demônios mitológicos estão sempre por aí, seja no mundo externo como ignorâncias e retrocessos com os quais precisamos lutar concretamente, seja como resistências internas que vão se apresentando nas nossas diversas fases e para as quais precisamos desenvolver respostas para que a nossa vida siga em propósito.

Durga como manifestação simbólica da Anima é também uma representação do caminho para econtro com o Self, abrindo os canais de expressão mais pura e verdadeira de cada um, a flor de lótus de Siddhidatri. Como representação dos elementos femininos no Tarot, se aproxima do 10 de ouros e do 10 de copas, arquétipos positivos que exaltam o potencial de manutenção da vida desses elementos femininos em contraponto aos equivalentes 10 de paus e de espadas que são destrutivos quando não controlados. É o feminino que regenera e vence a destruição, por isso os elementos femininos sucedem os masculinos nessa organização.

Na última noite fiz essa tiragem para sintetizar a celebração e quis deixar registrado por aqui como é possível encontrar nosso lugar numa corrente viva de conhecimento e autoconhecimento.

Sou grata.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

#navaratri #durga #navadurga #sagradofeminino #flordelótus

Nenhum comentário:

Postar um comentário