segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Série Maid

maid

Maid da Netflix, que série incrível, todas as mulheres precisam assistir. Essa série tem algo de novo que é apresentar os detalhes das violências quotidianas contra as mulheres que já naturalizamos e eufemizamos pra seguir a vida. Mas o trunfo da série é justamente expor e nomear, assim quem assiste recebe referências e pode desenvolver o seu LÉXICO para poder identificar essas situações numa próxima vez.

Não vou contar a série aqui mas vou dar um grande spoiler:
NENHUM PERSONAGEM MASCULINO É LEGAL. NENHUM. E isso não é porque eles queiram deliberadamente prejudicar a protagonista, mas sim porque a cultura permite que eles criem uma lógica que justifique as decisões que eles tomaram, ainda que isso a prejudique de forma irreversível.

Cada personagem masculino tem um contexto e uma história que determina como eles agem, e isso nas nossas interações conta porque entramos nessa lógica do "ele agiu assim porque..."

A provocação da série é que todos eles poderiam ter agido diferente, mas escolheram não.

Se você deu alguma desculpa para algum personagem masculino decidir agir como agiu, talvez seja legal rever que comportamento foi esse que você normalizou e porque isso não te incomodou, pode ter algo pessoal aí nesse seu ponto cego.

Aqui a série me fez pensar muito e reviver alguns gatilhos considerando como teria sido diferente se eu tivesse esse léxico na época, mas valeu muito a pena. Já quero a segunda temporada.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

#maid #netflix #violenciapsicológica #violenciacontramulher 

Nenhum comentário:

Postar um comentário