quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Navaratri 2021

Navaratri

Eu acho lindas as correspondência que existem em culturas diferentes com temas universais. Acabamos de ingressar na lua nova de Libra, signo regido por Vênus e que exalta a capacidade vinculativa do aspecto feminino em homens e mulheres. É nas relações que experimentamos partes de nós que não estavam disponíveis à consciência mas que ao interagirmos com o outro passamos a notar, desenvolver e integrar. Neste período libriano, ficamos mais sensíveis à necessidade de estarmos inteiras e preservadas para podermos vivenciar relações mais saudáveis com trocas justas e equilibradas.

Nesta mesma época se comemora o Navaratri, as 9 noites de Shakti, o princípio feminino na tradição hindu que é personificado pela deusa Durga e que no mito passa essas 9 noites em uma árdua batalha contra o demônio Mahishasura; a cada noite Durga assume uma forma diferente e representativa das várias faces da mulher rumo à assimilação consciente da sua integridade, vencendo o demônio da separação e do medo. Mais uma vez, a busca da unidade e a condução feminina neste processo.

As expressões de Durga celebradas no Navaratri são:

1 - Shailaputri: a beleza da forma feminina e os prazeres sensoriais do elemento terra (Touro)
2 - Brahmacharini: o conhecimento de si mesma e poder se manter por suas próprias capacidades (descalça e só)
3 - Chandragantha: a intuição para perceber o que está além da visão aparente (no escuro, tigre na noite)
4 - Kushmanda: a força do Sol, a clareza, a saúde e a fertilidade (Leoa)
5 - Skandamata: a face maternal capaz de sonhar, realizar e cuidar de suas produções/obras/filhos e satisfazer os anseios próprios (Leão voraz)
6 - Katyayani: a face guerreira de quem empunha uma espada e está pronta para se defender
7 - Kalaratri: a face furiosa e irascível que não tolera injustiça, não teme o combate e corta o mal pela raiz
8 - Mahagauri: o retorno à essência, manter-se íntegra em todas as suas capacidades e conhecer o seu valor (roupa branca e dourada e o mesmo touro inicial)
9 - Siddhidatri: a realização de si mesma, superando as dificuldades e vencendo a ignorância (flor de lótus)

Para quem sentir de acompanhar esta celebração, vou deixar nos Stories os mantras de cada dia começando hoje. Há alguns anos eu participo dessa corrente - que hoje é mundial - e sempre é uma experiência muito bonita e nutridora do feminino sagrado.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário