quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Lua Cheia em Áries - 20/10/2021

Lua em Áries

Uma lunação que começou tensa permanece tensa, nesta lua cheia que se forma no eixo Libra-Áries temos o ponto alto deste ciclo com a participação ativa de Marte e Plutão dando sua marca de uso da força e exercício da autoridade, notadamente no campo da vida pública não faltam exemplos recentes da proeminência desses dois planetas.

Manda quem pode e obedece quem tem juízo, é a lei do mais forte. Só esta semana tivemos a notícia do desmonte do Ministério Público, que impedirá o prosseguimento de investigações contra poderosos, as interferências no texto do relatório da CPI que “vazou” antes de ser fechado, e o mais absurdo, um estupro filmado por 40 minutos num transporte púbico nos EUA. Marte e Plutão nos avisam que a perversidade está em cada um e que esse impulso precisa ser conscientizado para não retornarmos à barbárie do tempo das cavernas.

Mas esse aspecto de poder também pode ser utilizado positivamente por quem estiver mais vigilante em relação a si mesma, esta é uma configuração aceleradora dos propósitos mais ambiciosos e pode servir de mola propulsora na medida em que você esteja alinhada com o seu querer verdadeiro – Áries.

A energia de Áries é muito ligada à sinceridade e à vontade, este é um padrão do elemento fogo que não favorece o “querer uma coisa e fazer outra”, não! Em Áries se a gente fizer algo diferente do que deseja não vai ter energia para manter aquilo funcionando, vai dar errado e a gente ainda pode se queimar nesse processo, se machucar. No entanto, se você já está mais atenta às suas necessidades internas e atendendo aos chamados da alma, pode acreditar que sua firme intenção será poderosa para abrir caminhos de conquista nesta lua cheia já que o regente de Áries, Marte, está conjunto ao Sol e trazendo inteligência e estratégia pra isso acontecer.

A oposição Sol/Marte em Libra e Lua em Áries conta também com a quadratura de Plutão em Capricórnio, Plutão está no meio desse arco e forma um vértice de energia que intensifica os aspectos tensos e cria uma força que move montanhas. Plutão em Capricórnio é a força regeneradora de dentro da terra, a lava do vulcão que destrói tudo por onde passa mas depois vira matéria orgânica fértil de recriação. É a força da obsidiana que tira de dentro de nós aquilo que impedia o acesso ao nosso centro de poder e restaura esse canal de forma mais fluente.

Onde foi que você deixou seu poder pelo caminho?

Que acontecimento congelou sua capacidade de decidir e de agir por você mesma?

Com esta configuração pelo céu, é muito provável que você tenha que enfrentar os efeitos da violência na sua vida, inclusive aquelas violências do quotidiano que a gente minimiza para não chorar todos os dias – porque são de chorar sim. Principalmente quem for mulher e mãe, nessa condição sabemos o quanto podemos ser invisibilizadas, desqualificadas ou julgadas, nossa dedicação e cansaço são “parte da vida” e aprendemos a ir ultrapassando as nossas medidas de segurança para manter tudo funcionando, ainda que a gente se mate aos poucos no processo. É uma violência sem fim, dos outros para conosco e da gente com a gente mesma.

Em Libra, o Sol nos permite conscientizar os motivos de estarmos sendo permissivas, aguentando as intrusões com um sorriso no rosto enquanto estivermos em dúvida. Se alguém está em dúvida se vive ou não alguma situação abusiva, onde alguém exerce força ou autoridade para conseguir o que quer de você, essa situação vai se postergar até que chegue a certeza – que só chega com muito fortalecimento próprio pra gente não se deixar convencer pelos argumentos, pela lógica externa e pela persuasão do outro. Isso é o empoderamento, um processo, um passo a passo para recuperar a certeza do que está acontecendo com você para só então redirecionar sua força para sua própria preservação, para definir os seus limites e não deixar mais ninguém ultrapassá-los. Ninguém te dá isso, ninguém empodera ninguém, o poder vem de dentro – em-power.

Esta será uma lua cheia para resgatar esse poder e reconquistar-se, interrompendo de forma ativa os processos que drenam sua energia para outras finalidades que não aquelas que você quer e te deixam esgotada, sem conseguir se dedicar ao que realmente importa para você. Mude essa frequência, primeiro se sintonizando com esse movimento cósmico que pode te realinhar internamente trazendo mais segurança e certeza da sua situação e depois tomando decisões na vida prática para retomar seu tempo, sua força e sua dedicação redirecionando isso para os seus planos.

Deixe o outro cuidar da vida dele, deixe que o outro aprenda e pague por isso se for necessário. Pare de se solidarizar com o que você projeta de você na outra pessoa e recupere esse olhar pra você mesma, saia desse jogo e se responsabilize com as suas metas.

Para ajudar neste processo temos um circuito do elemento ar em ação também com Libra (Sol/Marte/Mercúrio), Aquário (Júpiter e Saturno, agora diretos) e Gêmeos (Nodo Norte e Lilith) todos ativados. Elemento Ar é renovação, é o arejamento das novas ideias, é a capacidade de se ver adiante no futuro, é a possibilidade de expandir saindo de um estágio mental para outro mais amplo, é o poder da união das redes e interconexões no tempo-espaço.

Aproveite a fluência do elemento ar para deixar essa renovação chegar na sua vida, se tem um momento favorável para grandes mudanças é agora em que podemos nos realinhar tanto com o nosso centro de poder (Marte-Plutão-Lua) como nos inspirar com a força do elemento ar (Libra-Aquário-Gêmeos) e acessar o que nossa vida pode vir a ser se permitirmos esse vento soprar pra mudar os ares daquilo que de tão conhecido, já está viciado.

Esta lua cheia também se alinha harmonicamente com a Vênus em Sagitário e nos predispõe a uniões que sejam capazes de ativar em nós o gosto pela aventura da vida. Esta Vênus tem coragem de abrir as portas e sair pelo mundo em busca de novos cenários, desapegada do que já viveu porque sabe que logo à frente tem muito mais pra conhecer, sentir e se emocionar. Este é um ótimo período para viagens românticas e também para viajar nas ideias e planos a dois.

Por fim, quero relembrar que Mercúrio finalizou sua retrogradação mas estará passando pela “área de sombra” nos próximos dias e isso quer dizer que aquilo que acessamos de memórias do passado tende a ir encontrando seu devido lugar. Se esta retrogradação mexeu com você de alguma forma, principalmente se você tem planetas pessoais no signo de Libra, este é um momento para trabalhar com esses conteúdos já de forma mais consciente, não vai dar para encobrir isso de novo, esses fantasmas encontraram sua rota de saída e a agora é o momento de lidar com eles no presente, querer guardá-los de novo só trará mais angústia. Liberte-se disso também.

Esta lunação ativou o eixo das Casas 3-9 do mapa do Brasil e favorece a volta da circulação das pessoas nos espaços públicos e especialmente no setor da educação, o que está cada vez mais possível diante dos avanços da vacinação. Também ativa os temas ligados ao judiciário e aplicação das leis, ao mesmo tempo em que Júpiter retomou o movimento direto bem na linha do ascendente aquariano. Isso abre caminhos para mudanças importantes que refletem a atualização do pensamento coletivo, principalmente nos temas da igualdade e inclusão de pessoas, e que dependerão de Saturno para se consolidar, o que só deve acontecer em Fevereiro do ano que vem na lunação de Aquário, mas já é um início. Iniciativas tomadas agora tem muita chance de amadurecer e prosperar adequadamente no ano que vem, procure acompanhar e se engaje nas causas que você acredita e que podem promover mudanças significativas, Aquário se concretiza na cooperação coletiva a partir do nosso senso de comunidade.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

#lunação #luacheia #luaemáries #autonomia #liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário